Sinopse
Este livro é fruto da experiência dos autores enquanto formadores e também da sua investigação desenvolvida, durante vários anos, com o objectivo de aprofundar a fundamentação teórica da aprendizagem cooperativa. Esta permitiu-lhes conhecer um número significativo de estudos de todo o Mundo, que demonstram que a aprendizagem cooperativa pode ser, e é, uma ferramenta pedagógica extremamente eficaz na sala de aula.
O entusiasmo que os professores em formação inicial, contínua e pós-graduada manifestam quando se apercebem das diferenças entre o trabalho de grupo cooperativo e o trabalho de grupo que mais tradicionalmente se utiliza nas salas de aula e de como essas diferenças se repercutem na melhoria do rendimento escolar, do autoconceito e da motivação dos seus alunos, foi igualmente um enorme incentivo para que o escrevessem.
Pretendendo, então, ser essencialmente um instrumento de trabalho para os professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, este livro está estruturado de forma a permitir dar resposta às questões que mais frequentemente se lhes colocam, quando desejam tornar a aprendizagem cooperativa uma realidade das suas salas de aula. Apresenta diversos métodos cooperativos e inúmeras planificações de actividades de aprendizagem e os respectivos recursos para as diversas áreas curriculares do 1.º Ciclo do Ensino Básico e para diferentes disciplinas dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e dos cursos EFA.
Várias das planificações e dos recursos relativos aos métodos descritos encontram-se disponíveis no site da Lidel (de acesso livre a quem adquirir a obra) para download, facilitando assim a sua utilização por parte dos professores na sala de aula.
Conteúdos abordados ao longo deste livro:
· Conceito e fundamentação da aprendizagem cooperativa
· História da aprendizagem cooperativa
· Características dos grupos cooperativos
· Tipos de grupos de aprendizagem cooperativa
· Os papéis atribuídos aos alunos
· O ensino das competências sociais
· Benefícios e desvantagens da aprendizagem cooperativa
· Métodos de aprendizagem cooperativa