Sinopse
Que mecanismos podem as empresas adoptar para desenvolver os seus líderes? O coaching é uma das possíveis respostas: um coach coloca-se ao serviço do seu cliente para que este aprenda e desenvolva o seu potencial, especialmente mediante o aproveitamento das situações naturais do trabalho quotidiano. Um coach não comanda - apoia. Um coach não repreende comunica com o seu protege de modo que este aprenda com os erros. Um coach não define caminhos ajuda o seu cliente a escolhê-los. É neste quadro que se insere este livro. Nele se discute o que é o coaching, os seus objectivos, as práticas que o podem tornar mais profícuo, as dificuldades que o atravessam. O seu pendor desemboca num objectivo estratégico mais amplo: formar líderes para as organizações que se debatem com desafios permanentes de mudança. A sua leitura é particularmente recomendada para três tipos de pessoas:
(1) os profissionais que pretendem melhorar as suas competências de coaching;
(2) as pessoas que pretendem desenvolver as suas próprias capacidades de liderança;
(3) os responsáveis organizacionais que almejam implementar programas de coaching e de desenvolvimento de liderança nas suas organizações.
Uma nota final: este livro também pretende fazer coaching!