Sinopse
Os eventos cómicos do nosso dia a dia ajudam-nos a diluir tensões, a lidar com o stress, a ultrapassar os problemas e facilitam as nossas interações sociais. Contudo, o humor está muito pouco presente nas salas de aula, no local de trabalho e no "mundo dos adultos", em geral.
A partir do mote "comunicar com humor", são abordadas estratégias que podemos utilizar para fazer humor sem exageros, sem cair no ridículo e, acima de tudo, de forma eficaz, sendo apresentadas técnicas e sugestões de intervenção para professores, agentes do processo educativo, estudantes, formadores, gestores, comerciais, entre outros.
Escrito numa linguagem simples mas precisa, com uma abordagem teórico-prática, este livro é devidamente suportado pelo conhecimento científico recente e complementado com testemunhos de personalidades de referên-cia, apresentando inúmeras técnicas e sugestões de atividades que o leitor poderá colocar em prática em apresentações, sessões de formação, salas de aula ou local de trabalho.
Este livro destina-se a todos os que procuram utilizar o humor como estratégia eficaz de comunicação, na medida em que o humor e a boa dis-posição, além de agradáveis, têm uma enorme influência na aprendizagem, na criatividade e na inovação.
Destaca-se nesta obra:
· Prefácio de Nilton.
· Apresentação de resultados de um inquérito respondido por 657 formadores inscritos na base de dados do IEFP, que analisa a incorporação do humor nas práticas formativas e pedagógicas.
· Entrevistas com Carlos Coelho (referência nacional na gestão de marcas); Cristina Baptista (mentora da Associação Sorrir e da Smile Dance); Jorge Sequeira (CEO da Team Building); Mark Mekelburg (cofundador da Operação Nariz Vermelho); Nancy Duarte (especialista em estruturação e design de apresentações, e diretora da Duarte Design); Pedro Tochas (comediante); e Pedro Vieira (CEO da LIFE Training).
· Capítulo sobre a biologia do humor.
· Análise da utilização do humor em 35 conferências TED, suportada por um questionário validado cientificamente.