Sinopse
Este livro, de temática inovadora na literatura em língua portuguesa, pretende mimetizar um processo estruturado de inovação de produtos ou serviços, constituído por várias fases, desde a identificação de uma ideia/oportunidade, passando pela identificação de necessidades reais ou latentes/problemas do mercado-alvo, definição da especificação do produto/serviço, desenvolvimento de conceitos e arquitetura do sistema e seleção do sistema final que será objeto de projeto de detalhe, produção e lançamento.
Ao longo da obra procura-se fornecer não só informação de índole teórica, mas também transmitir boas práticas e ferramentas, sob a forma de um “roteiro”, com métodos de aplicação faseada e passo a passo, que tornem a sua utilização fácil, tanto no contexto académico como profissional. Todos os modelos têm como objetivo reduzir o tempo de desenvolvimento, sistematizar o processo, garantir repetibilidade e aumentar a taxa de sucesso do processo de inovação.
Esta obra constitui um auxiliar indispensável não só para estudantes de cursos superiores, como também para gestores e profissionais das empresas e outras organizações com interesse e responsabilidades na definição de estratégias e organização do desenvolvimento de novos produtos e serviços e inovação, em geral.
· Conceito de inovação
· Estratégia e planeamento de produto
· Modelos estruturados de desenvolvimento de produtos e serviços
· Envolvimento dos clientes e modelação da experiência
· Geração de conceitos e arquitetura do sistema
· Processos flexíveis de desenvolvimento
· Estratégias de gestão da incerteza e complexidade
· Gestão do portefólio de projetos e programas
· Novas filosofias de abordagem da inovação. Design thinking e Lean thinking
· Deteção de oportunidades de inovação. Papel das redes de colaboração
· Desenho e desenvolvimento de serviços e sistemas produto-serviço
· Gestão de projeto. Análise de risco