Sinopse
“A leitura no séc. XXI coloca-nos desafios múltiplos e complexos, para os quais a escola e a biblioteca têm de encontrar as respostas adequadas. Adequadas na forma e no tempo. Perceber o papel, a importância e as funções da leitura nas sociedades contemporâneas, gerindo com eficácia o presente e antecipando o futuro (...)”
In Prefácio – Teresa Calçada, Vice-comissária do Plano Nacional de Leitura
Esta é uma obra que nos fala acerca de livros, de leituras e de formação de leitores. Os diversos capítulos que a compõem mostram-nos alguns dos lugares considerados importantes para a formação de leitores e os gestos mais significativos para que a leitura possa ser uma actividade voluntária, consolidada e sistemática, guiada por metodologias que enfatizam o prazer e a fruição.
Com base num referencial teórico explícito e devidamente fundamentado na investigação, são analisadas e propostas práticas consideradas relevantes para a constituição de um projecto pessoal de leitura em contextos diversificados: desde o jardim-de-infância à sala de aula, passando pela biblioteca, mas também por outros lugares considerados significativos para a formação, constituição e consolidação de comunidades leitoras.
Temas abordados ao longo da obra:
· A compreensão na Leitura
· Livros, Leitura e Literacia Emergente
· A Importância do Ensino Básico na Criação de Hábitos de Leitura
· O Texto Literário na Escola: uma outra abordagem
· Formar Leitores Críticos, Competentes, Reflexivos
· Livros, Leitura e Literacia Emergente
· Leitores de Hoje
· O Imaginário na Literatura Infanto-juvenil
· Da Leitura à Escrita na Sala de Aula
· Construir e consolidar comunidades leitoras em contextos não escolares
· A promoção da leitura nas bibliotecas municipais de A Corunha
· A promoção da leitura em público e da discussão pública da leitura