Sinopse
Os produtores turísticos têm vindo a reduzir as comissões, provocando o consequente aumento dos preços praticados pelos intermediários. Por outro lado, esta redução de comissões prende-se também com as unidades de alojamento turístico, que veem nas novas tecnologias oportunidades de se aproximarem do cliente final, prescindindo dos intermediários. Face a esta situação aparentemente insustentável, surge a necessidade de conceptualizar, caracterizar e estudar a problemática do turismo, da viagem e do produto turístico, o exercício dos operadores turísticos e das agências de viagens tradicionais, o novo paradigma das agências de viagens virtuais e centrais de reservas. Aprofunda-se, também, as novas tecnologias de comunicação e informação adaptadas ao turismo, bem como a informação, a qualidade e o aproveitamento da internet, o e-Commerce e as redes sociais digitais ao serviço do turismo.
São apresentadas opiniões de sete profissionais de turismo sobre a política de produto/serviço, de recursos humanos, parcerias, relações de negócios, comunicação social e formação, sobre a crise atual, as novas tecnologias e o futuro das agências de viagens e turismo.
(…) Appropriate education, training, and knowledge will be the key to success and survival, and it is in these areas that the contents of this volume make a significant contribution.
Richard Butler, University of Strathclyde, Glasgow, In Prefácio
Estou certo de que este livro pode ser um bom contributo para ajudar à melhoria da qualidade do desempenho dos nossos agentes turísticos, em geral, e dos ligados à distribuição, em particular. Dos atuais e dos que esperam vir a sê-lo.
Jorge Umbelino, Universidade Nova de Lisboa, In Algumas Palavras
O livro Gestão de Agências de Viagens e Turismo inclui contribuições dos seguintes especialistas:
· Richard Butler, professor jubilado, University of Strathclyde, Glasgow
· Jorge Umbelino, geógrafo, professor da Universidade Nova de Lisboa
· Francisco Teixeira, Diretor-Geral da MELAIR – Agência de Viagens e Representações Turísticas
· Eduardo Manuel do Nascimento Cabrita, Diretor-Geral da MSC Cruzeiros Portugal
· Nuno Aleixo, Administrador da Nortravel Turismo S.A.
· Tiago Santos Rodrigues, Diretor de Marketing da Soltrópico – Viagens e Turismo S.A.
· Luís Filipe da Silva Leonardo, Diretor da Spheratours – Agência de Viagens e Turismo Lda.
· Carla Alexandra Tavares, Diretora da Stopover – Agência de Viagens e Turismo
· Sócio-Gerente da Best Travel
· Turismo e viagens, procura, oferta e produto turísticos
· Operadores turísticos
· Agências de viagens tradicionais e virtuais e centrais de reservas
· Programação de pacotes turísticos
· Guias intérpretes
· Tecnologias de informação e comunicação
· A Internet, o e-Commerce e as redes sociais ao serviço do turismo