Sinopse
Este livro faz uma abordagem geral à gestão empresarial. A gestão moderna, de empresas competitivas, requer a análise externa do meio envolvente e interna da empresa para a melhor acção estratégica quer no mercado nacional, quer internacional. Mas gerir envolve também pensar a melhor forma de organizar e estruturar, de seleccionar e liderar as pessoas, de promover a ética dos comportamentos e de agir no mercado através do marketing. Mais do que uma arte ou de senso comum, a gestão precisa de ser profissional e suportada em técnicas e instrumentos de planeamento e acção.
Agora com um livro de Casos de Estudo como parte integrante da obra, “Gestão Empresarial” torna-se numa ferramenta ainda mais útil quer para estudantes, pela possibilidade de análise de contextos e decisões, quer para gestores e executivos, que por certo encontrarão aqui o parceiro certo na ajuda à decisão, gestão, implementação de políticas de recursos humanos, promoção internacional das empresas, marketing e, também, expansão ou retração dos investimentos.
Os casos de estudo apresentados podem ser adaptados aos vários capítulos presentes na obra, sendo que todos eles incluem perguntas orientadoras no final. O livro Casos de Estudo inclui os seguintes casos:
· TVI: O turnaround até à liderança de audiências
· A Indústria de Aviação Civil: Custos, mercados e alianças
· A Indústria Farmacêutica e a Bial
· Sogrape: Crescimento por aquisições
· Mudança no Setor Alimentar: O Pingo Doce
· A Inovação na 3M: Liderança e valorização dos trabalhadores
· Arthur Andersen: Entre questões legais e de ética na auditoria