Sinopse
Pensar estrategicamente a organização é essencial ao sucesso da empresa no mercado e face às empresas concorrentes. Mas, pensar estrategicamente requer a compreensão do que é a estratégia, do ambiente externo e interno, dos diversos níveis de estratégia - de negócio, funcional, corporativa e internacional -, e da sua implementação e controlo. Todas estas vertentes fazem com que a compreensão dos conceitos de estratégia e a sua aplicação não sejam tarefa fácil para os estudantes e executivos.
Este livro vem contribuir para resolver estas dificuldades, apresentando os conceitos, mas também a prática da Gestão Estratégica, tão necessária tanto para profissionais, como para estudantes dos cursos de licenciatura e mestrado, diferenciando-se das demais obras que privilegiam essencialmente a teoria.
Para além do cuidado de dotar os leitores de competências teórico-práticas fundamentais, a qualidade desta obra advém do facto dos autores, com uma vasta experiência académica e de mercado, se preocuparem em apresentar um texto adequado à realidade portuguesa - com inúmeros exemplos práticos e casos nacionais.
Para os gestores e os empresários de empresas de qualquer dimensão, esta obra ajuda-los-á a maximizar os seus resultados e a gerir melhor os seus negócios. Por sua vez, a escrita simples e prática auxiliará os que pretendem entrar no meio empresarial.
Importante: Inclui roteiro prático para o planeamento estratégico.
Texto de apresentação e livro escritos ao abrigo da antiga ortografia.
Destaque para as várias temáticas abordadas, nomeadamente:
· Gestão e planeamento estratégico nas organizações
· Análise do ambiente externo
· O ambiente interno e a análise SWOT
· Competir na indústria: estratégias de negócio e funcionais
· Estratégias corporativas
· Implementação da estratégia
· Estratégia operacional: operar nos mercados externos
· Sistemas de gestão estratégica: o balanced scorecard