Sinopse
Dirigir o Departamento de Sistemas de Informação de uma empresa em Portugal é um desafio exigente, que requer, simultaneamente, capacidade de liderança, conhecimentos tecnológicos e o domínio de técnicas de gestão adequadas à dimensão e realidade nacionais.
Neste livro encontra, condensado num único volume, o equivalente a uma estante de livros sobre gestão, organização, liderança e arquitectura de Sistemas de Informação (SI), adaptados à realidade nacional, em que os profissionais se podem apoiar para desenrolar a sua actividade em departamentos de Informática com 3, 30 ou até mesmo 300 colaboradores.
Pelos assuntos abordados e pela clareza com que estes temas complexos são abordados, trata se de um guia que permite aos detentores de hard skills complementar os seus conhecimentos sobre gestão, agilizando desta forma a sua subida na “escada” corporativa.
Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
· Organização e Governo SI, incluindo ITIL v3;
· Gestão Financeira e Outsourcing;
· Liderança e Gestão de Recursos Humanos;
· Planeamento Estratégico e Gestão de Projectos;
· Arquitectura e Adopção de Novas Tecnologias;
· Organização do Datacentre;
· Segurança e Continuidade do Negócio.