Sinopse
Nesta coleção já vasta, destinada quer a alunos, quer a profissionais do mercado surge agora esta obra designada como, Introdução à Gestão-Gestão Empresarial, de autoria de dois docentes com larga experiência de ensino, Miguel Varela e Álvaro Dias.
Este trabalho conjunto dos dois autores é um instrumento importante e que deve ser lido e estudado com atenção e profundidade. Depois de uma breve introdução, os autores debruçam-se sobre a gestão no século XXI, sobre os vários aspectos da gestão e da organização, percorrendo variados tópicos desde a análise da empresa como um todo até análises de diversos teores como funcional, matricial, da cadeia de valor ou dos recursos e capacidades. Igualmente, abordam-se os recursos humanos, as finanças, o marketing, a produção, o aprovisionamento, a estrutura e as suas diversas modalidades, o sistema de informação, a investigação ou a cultura.
Nesta obra procede-se ainda a uma síntese estratégica interna, identificando os pontos fortes e fracos, os factores de competição e as vantagens competitivas.
A definição de uma estratégia empresarial pressupõe o conhecimento profundo da situação dessa empresa, dos referidos pontos fortes e fracos. Para esse fim, há que lançar mão de todos os métodos possíveis para uma correta análise da empresa.
O fornecimento de informação atualizada nesta área tao fulcral no mundo dos negócios torna definitivamente indispensável este livro que espero seja bem aproveitada por alunos e profissionais e pela qual gostaria de, enquanto prefaciador, felicitar os seus autores pelo resultado do seu trabalho conjunto aqui patente nesta obra.