Sinopse
O turismo está na ordem do dia e constitui um dos principais motores económicos de Portugal, apresentando um franco aumento da procura e oferta nos sectores hoteleiro e da restauração. Não obstante, e apesar desse crescimento, não existia uma obra em língua portuguesa atualizada às novas realidades e necessidades do público profissional e estudantil.
O presente livro é uma contribuição para colmatar essa lacuna na forma de um guia de boas práticas, que aborda temáticas como aprovisionamento, controlo de alimentação e bebidas, engenharia de listas e ementas, orçamentação ou gestão do departamento de alimentação e bebidas.
Esta obra destina-se aos profissionais do departamento de gestão de alimentação e bebidas na indústria hoteleira, aos profissionais de unidades de restauração independentes que pretendam alargar os seus conhecimentos sobre a temática, assim como aos alunos de cursos profissionais de Restauração, CET, CTeSP, licenciaturas, pós-graduações e mestrados em Gestão Hoteleira.
As temáticas apresentadas seguem uma abordagem teórico-prática, com inúmeros exemplos ilustrativos que associam a reflexão teórica com a flexibilidade da aplicação prática, exigida quer aos alunos quer aos profissionais, que são desafiados diariamente com novas abordagens e tendências de mercado, que impõem tomadas de decisão e a implementação de medidas corretivas de forma quase constante.
· Alimentação e bebidas (diretor, características, qualidade dos serviços)
· Departamento de alimentação e bebidas e respetivas secções, serviços e funções
· Diretor de alimentação e bebidas
· Aprovisionamento (compras, mercadorias, armazenagem, distribuição, economato)
· Controlo de alimentação e bebidas (standards, custos e controlos)
· Engenharia de listas e ementas (elaboração e análise de listas e ementas)
· Orçamentação (elaboração de orçamento e indicadores de gestão para o departamento de alimentação e bebidas, previsão das receitas e dos custos, markups)