Sinopse
Os diversos testes nacionais e internacionais de aferição têm vindo a sublinhar a existência de graves carências na capacidade que os alunos portugueses manifestam em exercitarem, com proficiência, a língua em contextos reais e funcionalmente adequados aos múltiplos jogos de actuação comunicativa em que se movimentam e interactuam.
Procurando responder a necessidades de conhecimento e de aprofundamento de saberes e práticas, esta obra estrutura-se em capítulos não muito alongados, com sistematizações frequentes, sugestão de actividades, questões motivadoras e geradoras da reflexão crítica e, quando tal se revela necessário, bibliografia essencial comentada.
Pela sua natureza, modo de estruturação e temáticas abordadas, somos de opinião que esta obra se revelará de elevada utilidade científica e pedagógica para os professores do Ensino Básico em formação, bem como para todos aqueles que, encontrando-se já na prática profissional, procuram, no mercado editorial, um instrumento capaz de os auxiliar a promoverem, com rigor, qualitativamente e de forma integrada, o fomento efectivo da aprendizagem da língua na pluralidade dos seus contextos e ocorrências.
Conteúdos:
· Educar para a literacia
· Literatura infantil
· Formação de leitores
· Aprendizagem da leitura
· Competência literária e narrativa
· Dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita
· Selecção adequada de livros
· Potencialidades da língua (materna) e da literatura infantil e juvenil
· As TIC na didáctica das línguas