Sinopse
Actividade com dezenas de anos em Portugal, a mediação de seguros continua a ser o principal canal de venda dos seguros do ramo não vida. Distribuídos por diversas categorias, os profissionais da mediação de seguros representam milhares de empregos e um volume de negócios que ascende anualmente a dezenas de milhões de euros.
Decorrente da mais recente legislação aplicada ao sector, esta actividade tornou-se ainda mais exigente ao nível da preparação do mediador quer ao nível de formação técnica, quer ao nível da gestão do próprio negócio.
Nesta sequência, o Manual Prático da Mediação de Seguros procura transmitir algumas ideias e sugestões de como a actividade da mediação de seguros pode ser gerida tanto do ponto de vista do mediador, como da própria companhia de seguros.
Desde escolher o local adequado para a actividade até à forma como se poderá negociar com o segurador um conjunto de incentivos diversos e passando por aspectos como a transferência de carteiras, como abordar o cliente, a importância das novas tecnologias, o contrato de mediação mais adequado, entre outros temas, esta obra pretende contribuir para que os profissionais que já se encontram no sector possam desenvolver ainda mais e melhor a sua actividade e ajudar os que se estão a iniciar nesta nova etapa da sua vida profissional.
Inclui testemunhos importantes de várias personalidades com experiência relevante no mercado segurador:
José de Sousa - CEO da Liberty Seguros
Seixas Vale - Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Seguradores (APS)
Abílio Santos - Presidente da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros (ANACS)
António Vasconcelos - Presidente da Direcção da PortoSeguro
Rogério Bicho - Director Comercial da Liberty Seguros
Texto de apresentação e livro escritos ao abrigo da antiga ortografia.
· O mercado segurador
· O mercado dos seguros em Portugal
· A mediação de seguros
· Dados estatísticos e enquadramento legal da mediação de seguros
· A relação do mediador com o segurador
· Factores-chave de sucesso para uma mediação bem-sucedida
· O segurador e a mediação: factores-chave de sucesso para um relacionamento bem-sucedido
· A concorrência dos seguradores aos mediadores
· A fraude nos seguros