Sinopse
O que é ser e pensar lean? Todas as pessoas cuidadosas o são. Se o leitor fosse dono de uma empresa iria por certo aplicar o pensamento lean. Se em sua casa está constantemente a dizer às crianças para desligarem as luzes e fecharem as torneiras para evitar gastos desnecessários, então já o aplica. E porque não aplicar esta filosofia na liderança e gestão da função manutenção? Na sequência desta pergunta surgiu a Lean Centered Maintenance (LCM), a qual se define como o fornecimento de serviços de valor acrescentado em manutenção com o menor desperdício possível. A LCM procura prestar serviços de excelência em manutenção ao mesmo tempo que minimiza os seguintes inputs:
· Mão de obra (direta ou indireta);
· Capital;
· Esforço de gestão;
· Materiais e peças de reserva;
· Serviços externos (subcontratos);
· Aluguer de equipamentos;
· Energia;
· Custos extraordinários (overheads);
E/ou maximiza os outputs da manutenção:
· Disponibilidade e fiabilidade de equipamentos e sistemas;
· Output produtivo ou de serviços;
· Segurança de pessoas e instalações;
· Proteção do meio-ambiente.
No final deste livro é delineada uma estratégia de implementação, com base num caso prático em que o autor participou como consultor, e são enumerados os "sete pecados mortais" da implementação da LCM, que habitualmente a condenam ao fracasso.
Este livro destina-se a gestores e técnicos de manutenção ou da qualidade, gestores de produção, responsáveis de armazém e de logística dos materiais e estudantes ou docentes da disciplina de Manutenção Industrial.
· Introdução à LCM
· Função Manutenção
· Organização e Gestão da Manutenção
· Soluções LCM
· Total Productive Maintenance
· Flexibilidade e Manutenção
· Liderança de Pessoas
· Gestão de Energia