Sinopse
Com o desenvolvimento económico, as sociedades tornaram-se estruturas altamente complexificadas que requerem, cada vez mais, profissionais com um know how alargado, criativo e com capacidade de elevados níveis de desempenho.
Não conhecemos uma fórmula única ou uma fórmula mágica capaz de conduzir à obtenção de bons resultados no âmbito da literacia. O próprio conceito em si é, como a investigação teórica já demonstrou, social e culturalmente dependente dos respectivos contextos de observação. Todavia, sabemos que existem alguns princípios que, conjugados com a investigação teórica e aplicada, e com o saber-fazer dos profissionais que estão no terreno, podem originar a diferença e permitir afirmar, com satisfação e segurança, que os níveis de literacia foram atingidos.
É desses princípios de actuação e de alguns exemplos de boas práticas colhidos no terreno que trata esta obra.
Modelos e Práticas em Literacia, produzida com a colaboração de um leque de especialistas directamente envolvidos nos processos de formação e de supervisão científica e pedagógica (PNEP, FCM e Ensino Superior), percorre alguns dos lugares e dos gestos para a consecução do sucesso em literacia, abordando, com detalhe, aspectos como a literacia emergente, a literacia crítica, a literacia visual, a literacia em leitura e em escrita, a literacia digital, a literacia científica, a literacia literária e a literacia matemática (ou numeracia).
Conteúdos abordados ao longo do livro:
· Literacia crítica
· A emergência da leitura no jardim-de-infância
· A oralidade
· O espaço de leitura como fonte de prazer
· Motivar, ler e escrever: alguns exemplos
· Narrativa, identidade e literatura infantil
· O blogue em contexto escolar
· Literacia científica
· Literacia matemática em geometria
· Literacia e numeracia