Sinopse
Multimédia designa uma área tecnológica que tem vindo a progredir com bastante rapidez. O desenvolvimento de sistemas e aplicações multimédia que tirem partido das tecnologias de integração dos media torna-se, pois, essencial para comunicar com mais eficácia no contexto da Sociedade da Informação.
Este livro, considerado já o “clássico” em língua portuguesa, tem como objetivo principal apresentar uma introdução fundamentada, clara, acessível, integrada e abrangente aos conceitos, tecnologias e metodologias que suportam o desenvolvimento de aplicações multimédia e hipermédia interativas. Apresentam-se, de uma forma fluida, as noções fundamentais associadas a multimédia, incluindo os conceitos, as técnicas e os exemplos mais atuais sobre os vários tipos de aplicações multimédia.
O livro oferece as bases e os princípios que permitem compreender e realizar o desenvolvimento de projetos multimédia, recorrendo a quaisquer ferramentas de autoria multimédia.
Destina-se a estudantes de licenciatura e pós-graduação em cursos das áreas da Engenharia Informática, Arte e Comunicação, Multimédia e Audiovisuais e Educação Multimédia, aos Web designers e projetistas de software multimédia, e a todos aqueles que desejam compreender como tirar partido do seu computador para tratar e integrar coleções de fotografias, sequências de vídeo, grafismos, música e texto numa aplicação interativa.
No final de cada capítulo, o autor apresenta um conjunto de exercícios que ajudam o leitor a desenvolver os seus conhecimentos.
Esta obra disponibiliza ainda a correspondência dos principais termos técnicos para o português do Brasil.
Esta nova edição foi atualizada com informação sobre as mais recentes tecnologias e ferramentas multimédia, incluindo:
·Nova secção só para HTML 5;
·Novos exemplos de tecnologias de realidade aumentada e visão por computador;
·Interação com superfícies interativas multitoque;
·Conceitos de blended learning e m-learning;
·Novos exemplos de scripting;
·Atualizações sobre a tecnologia Blu-ray;
·Nova secção sobre Web 2.0 (redes sociais, RSS, blogs multimédia, podcasts) e Web 3.0 (web semântica);
·Nova secção sobre TV digital 3D;
·Nova secção sobre design de aplicações multimédia para dispositivos móveis;
·Novas propostas de projetos práticos no último capítulo.