Sinopse
A afirmação do turismo como setor estruturante para a economia, sociedade e território é atualmente um valor incontestável, o que sustenta a necessidade de reforçar a atenção em torno do planeamento e do ordenamento turístico. Essa necessidade é ainda mais sentida quando se projeta a realidade portuguesa na sua aplicação, transformando esta obra coletiva numa verdadeira oportunidade.
A diversidade do texto é útil face à abrangência do público-alvo, que integra um vasto grupo genericamente caracterizável como agentes do setor do turismo, incluindo os profissionais que atuam nas suas dimensões pública e privada, mas prestando especial atenção aos estudantes desta área do conhecimento, nos seus diversos níveis de ensino e tipologias.
Tratando-se de uma temática com uma abrangência alargada, para facilitar a sua consulta, esta obra foi organizada em três partes - na primeira, são abordados conteúdos estruturantes e transversais a toda a atividade turística; na segunda, o enfoque é o planeamento de produtos, selecionados pelos coordenadores como importantes ou inovadores para o território nacional; e a última parte versa sobre os principais tipos de destinos turísticos.
A opção de envolver uma vasta equipa de autores, entre docentes e investigadores que se dedicam ao turismo e congregam uma grande diversidade de formações académicas de origem, de gerações e de experiências profissionais e de vida, é certamente uma das mais-valias desta obra, pois permite oferecer um invulgar somatório de saberes e uma expressiva riqueza de perspetivas e de tratamento dos conteúdos.