Sinopse
Comunicar no comércio significa transmitir ideias, informações, mensagens, ou sugestões, que contam uma história, advertem para uma necessidade ou instigam a um desejo.
Seduzir o cliente através de uma linguagem baseada nos símbolos, na composição dos espaços, na disposição dos produtos, é uma arte difícil mas muito poderosa.
Convida-se o leitor a compreender como o espaço pode comunicar a personalidade da loja, desde a fachada e a montra até ao expositor onde o produto é exibido e apresentado. Tudo explicado num texto simples e direto, acompanhado de fotografias de excelentes exemplos nacionais e internacionais!
Este livro apresenta-se como um instrumento técnico e visual que ajudará não só os profissionais e os alunos de Visual Merchandising, como também retalhistas, arquitetos, designers e demais interessados, a compreenderem porque se faz e como se faz o Visual Merchandising!
“Os novos formatos comerciais, as exigências dos consumidores e a diversificação das marcas obrigam os profissionais desta área a uma constante adaptação para reinventarem as suas mensagens e para criarem formas cada vez mais apelativas e eficazes de se fazerem notar. […] E é neste contexto de enorme complexidade e de grandes opções estéticas e cénicas que os profissionais de Visual Merchandising têm de criar as suas mensagens nos dias de hoje. Dispor deste livro é ter à mão uma ferramenta importante.”
Susana Martins dos Santos, in Prefácio
Diretora de Comunicação e Relações Institucionais do El Corte Inglés
Temas abordados, entre outros:
A imagem do negócio
Comunicação visual e comunicação em loja
O consumidor na construção da imagem
Out-store
A fachada e a montra: luz, cenário, atuação, imagem, ambiência, mensagem, produto, espaço, material
In-store
Espaço-cliente
O layout
Fluxos de circulação
Zonas frias, zonas quentes e zonas de conflito
Mapear o espaço
Aspetos funcionais
Elementos de comunicação gráfica
Expositores
Ambiente de loja
Design/decoração
Iluminação
Música e som ambiente
Produto-cliente
Linhas visuais e pontos focais
Técnicas de exposição