Política de Cookies

Ao aceitar a política de cookies da Cognos, deverá ter em consideração que a utilização de cookies possibilita a personalização da utilização e apresentação de serviços e ofertas adaptadas ao seu interesse. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Procuro o curso de…
Curso de Formação Processo de Comunicação e Formas Relacionais e Pedagógicas da Criança

Curso de Formação Processo de Comunicação e Formas Relacionais e Pedagógicas da Criança


Preço: 220,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 30 dias (50h)
Email:
email cognos
Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 27 de novembro de 2024

“O processo de aquisição da linguagem pela criança é intrigante para qualquer adulto que, no convívio direto com uma criança, se apercebe da facilidade e da rapidez com que a mesma apreende e domina a língua da comunidade a que pertence.A linguagem é uma das grandes maravilhas do mundo natural. Possuir e conhecer uma língua é a quinta essência da nossa condição de humanos. Em poucos anos de vida, tornamo-nos falantes exímios da nossa língua materna. O processo é rápido, eficaz e universal e não carece de lições formais. Para que tal aconteça, apenas é necessário que a criança seja exposta a sons da fala e a situações de interação em que esses sons ocorram na convivência quotidiana com falantes. Dito de uma outra forma, que ouça falar e que falem com ela.”

Inês Sim-Sim. Aquisição da linguagem: Um olhar retrospetivo sobre o percurso do conhecimento. Em Maria João Freitas & Ana Lúcia Santos (eds.).2017.. Aquisição de língua materna e não materna: Questões gerais e dados do português, 3–31. Berlin: Language Science Press.

Informações Adicionais

Destinatários


Professores, Psicólogos, Educadores de Infância, Auxiliares Educativos, Técnicos de Serviço Social, Terapeutas da Fala, Terapeutas Ocupacionais, estudantes finalistas e, outros potenciais interessados na temática.


Objetivo Geral


No final do curso, os formandos deverão ser capazes de compreender os processos de comunicação em situação pedagógica e, importância dos fatores relacionais e pedagógicos na educação da criança.

Objetivos Específicos


- Obter conhecimentos de suporte ao acompanhamento de crianças;

- Compreender a importância da comunicação com a criança;

- Identificar a aquisição, desenvolvimento e perturbações da linguagem da criança;

- Reconhecer a relevância do relacionamento interpessoal na infância;

- Conhecer a relação pedagógica e a relevância do envolvimento parental.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

“O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.”

Peter Drucker

Plano Curricular


  • O Conceito de Comunicação
  • Elementos do Processo de Comunicação
  • Tipos de Comunicação: Verbal e Não Verbal
  • Estilos Comunicacionais
  • Barreiras à Comunicação
  • Comunicação da Criança na interação com o adulto, pais e grupo de pares
  • A Linguagem – Conceito e Definição
  • A Fala
  • Componentes da Linguagem
  • Desenvolvimento da Linguagem
  • Teorias Explicativas da Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
  • Perturbações da Linguagem
  • Relacionamento da Criança
  • A Importância da Família no Desenvolvimento da Criança
  • O Fenómeno da “Base segura”
  • Modelos Internos de Vinculação
  • Separação e Rutura de Vinculação
  • Relações Interpessoais e de Amizade
  • Cooperação entre Crianças
  • Interações entre Rapazes, Raparigas e Grupos
  • Interações entre Idades Diferentes
  • As Interações Sociais - Características dos Contextos de Vida da Criança
  • Relação Pedagógica na Educação Infantil (Educadores/Professores)
  • Relação Pedagógica como Promotora do Sucesso Educativo
  • Educação Parental
  • Instrumentos de Avaliação de Competências Parentais
  • Programas de Intervenção
  • Estilos Parentais e Consequências

Outros cursos na área de EDUCAÇÃO

anterior
próximo

Livros Recomendados