Curso de Formação Cuidados Continuados Integrados (Organização e Gestão)
Possibilidade de pagamento faseado.
- 30 dias (40h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 27 de novembro de 2024
Segundo a autora Maria Louro (2009), nos dias de hoje torna-se imperioso alterar a definição de prestação de cuidados de saúde centrada no antigo paradigma do “tratamento da doença” para uma outra mais focalizada no “bem-estar do doente” e da sua família. O envelhecimento da população e o aumento de doenças crónicas e incuráveis exigem uma resposta estrutural ao nível de coordenação entre os diferentes níveis de cuidados.
Informações Adicionais
Destinatários
Psicólogos, Enfermeiros, Médicos, Assistentes Sociais, Educadores Sociais e Terapeutas (Fisioterapeutas, Terapeutas da fala e Terapeutas ocupacionais), Gerontólogos e outras formações académicas relacionadas com as áreas da saúde, biologia e ciências do comportamento. Outros profissionais auxiliares de saúde de equipas multidisciplinares.
Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ser capazes de adquirir conhecimentos teórico - práticos que lhes possibilitam exercer funções em serviços de saúde de cuidados continuados integrados.
Objetivos Específicos
- Compreender a importância da prática dos cuidados continuados, tendo em conta a promoção da autonomia e da dignidade do doente/utente;
- Conhecer o enquadramento concetual da rede nacional de cuidados continuados integrados;
- Identificar as tipologias e caraterísticas da rede de cuidados continuados;
- Compreender a importância da organização dos serviços dos cuidados continuados e respetiva coordenação;
- Compreender e aplicar os princípios chave da organização e gestão de equipas, ao nível dos cuidados continuados integrados.
Certificado
Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.
Equipa Formativa
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.
A oferta de cuidados polarizada nas estruturas hospitalares deverá dar lugar à promoção da saúde e prevenção da doença, numa lógica de criação de valor para o utente que se traduza na melhoria da sua qualidade de vida. Os cuidados continuados constituem uma nova vertente dos sistemas de saúde e de apoio social vocacionada para dar resposta a essa lógica, aplicada a cada doente e a cada família em concreto.
Plano Curricular
- Cuidados Continuados e os Sistemas de Saúde
- Conceito de cuidados continuados e continuidade de cuidados
- Modelo de rede de cuidados continuados
- Do modelo clássico ao modelo associativo/integrador dos cuidados
- O cuidado integral da pessoa
- A promoção da autonomia e da dignidade do doente
- O papel da família
- A intervenção multidisciplinar - Noções gerais
- Enquadramento conceptual da RNCCI
- A rede de cuidados continuados em Portugal
- Tipologia e características da rede
- Organização de serviços em cuidados continuados integrados
- Coordenação e funcionamento das unidades de RNCCI
- Filosofia dos cuidados continuados em saúde
- Papel dos cuidadores: abordagem multidisciplinar
- Papel do médico de família na equipa de saúde
- Organização e gestão de equipas: liderança, gestão de conflitos e coordenação