Curso de Especialização em Educação Inclusiva
Possibilidade de pagamento faseado.
- 6 meses (260h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 27 de novembro de 2024
A mudança rumo à inclusão implica repensar a escola em todas as suas dimensões!
Informações Adicionais
Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Educadores de Infância, Professores, Psicólogos, Técnicos de Reabilitação, Técnicos de Ação Educativa, Assistentes Sociais, Animadores Sócio – Culturais e outros profissionais que atuem na área educacional ou pretendam vir a investir nesta área.
Objetivo Geral
No final deste curso, os formandos deverão ter adquirido conhecimentos e práticas atualizadas relativas à Educação Inclusiva.
Esta Especialização surge como resposta à inquestionável importância da temática da Educação Inclusiva, designação que vem substituir a anteriormente utilizada “Necessidades Educativas Especiais (NEE)” e, à emergente procura de profissionais devidamente atualizados e especializados nesta área, ao abrigo dos novos decretos-lei nº 54/2018 e nº 55/2018, de 6 de julho.
Objetivos Específicos
- Compreender a integração da Educação Inclusiva, no contexto desenvolvimental;
- Contextualizar o processo de identificação de medidas de suporte à Aprendizagem e Inclusão;
- Identificar Medidas de suporte à Aprendizagem e à Inclusão, recursos específicos e níveis de intervenção;
- Promover a adoção de comportamentos de Educação Inclusiva, por parte dos pais, escola, e todos os contextos de vida, na intervenção junto de crianças.
Saídas Profissionais
- Exercer docência na área da educação inclusiva (anteriormente designada por NEE / Educação Especial) em entidades de ensino particulares;
- Concursos em Autarquias com projetos educativos no âmbito da Educação Inclusiva / Educação Especial;
- Ministrar formação profissional ao nível de cursos EFA (educação e formação de adultos), de níveis B3 (9 º ano) e NS-Nível secundário (12º ano), desde que possua além da sua licenciatura o CAP (certificado de aptidão profissional);São exemplos destes cursos com unidades de formação de curta duração (UFCD) 25 horas a 50 horas na área da educação especial/educação inclusiva, os cursos de Auxiliar de Ação Educativa e Técnico de Ação Educativa, entre outros;
- Prestar apoio pedagógico na área da Educação Inclusiva.
Exemplos de UFCD que poderá ministrar:
- Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Formas de Intervenção Precoce em Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Intervenção Pedagógica em Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Atividades Pedagógicas com Crianças com Necessidades Específicas de Educação;
- Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especiais.
NOTA: Para concorrer ao concurso nacional de professores, aos grupos 910 / 920 (Educação Especial) deverá realizar uma Pós-Graduação acreditada pelo CCPFC (Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua - Universidade do Minho).
Certificado
Equipa Formativa
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.
Formadora com formação superior em Psicologia Clínica e da Saúde, com as Especialidades em Psicologia Clínica e da Saúde; Psicologia da Educação e Especialidade Avançada em Necessidades Educativas Especiais. Detentora de formações na área das Necessidades Educativas Especiais/Educação Inclusiva e CIF. Experiência profissional com mais de 16 anos na área das Necessidades Educativas Especiais, colaborando com o departamento de ensino especial, com entidades externas como CPCJ`s e SNS, sendo atualmente membro variável de uma equipa Multidisciplinar da Educação Inclusiva (EMAEI). Exercício de prática clínica em regime de consultório privado.
O que mudou no âmbito das necessidades educativas especiais e educação especial?
Futuramente iremos abandonar as designações de ensino especial e necessidades educativas especiais?
Como será constituída a equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva?
Como se processa a identificação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão?
Nesta Especialização terá a resposta a todas estas questões e a outras temáticas inseridas no âmbito da Educação Inclusiva.
Plano Curricular
- Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
- Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
- Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
- Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
- Educação inclusiva vs Educação especial
- Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
- Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
- Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença
- Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
- Práticas pedagógicas e didáticas
- Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
- Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
- Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
- Abordagem multinível e Desenho universal para a aprendizagem
- Medidas de gestão curricular a desenvolver com vista ao sucesso educativo de cada aluno:
- acomodações curriculares
- adaptações curriculares não significativas
- adaptações curriculares significativas
- Abordagem Multinível em Educação – princípios subjacentes, características distintas
- Níveis de Intervenção do Modelo Multinível
- medidas universais
- medidas seletivas
- medidas adicionais
- Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) – princípios
- O Processo de Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão
- Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
- Medidas Universais
- Medidas Seletivas
- Medidas Adicionais
- Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
- O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
- Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
- Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
- Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
- Plano de Saúde Individual
- Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
- Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
- Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
- Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
- Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
- Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
- A Declaração de Salamanca
- Estatuto dos Pais – o que diz a legislação D.L. Nº54/2018 (Artigo 4.º)
- Direitos e Deveres dos Pais ou Encarregados de Educação
- Escola e cultura de envolvimento dos Pais ou Encarregados de Educação
- A comunidade interveniente
- Família e comunidade na educação inclusiva
- Sugestões para os Pais
- Elaboração de um projeto final no âmbito da educação inclusiva, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.
Especialização em Educação Inclusiva
A pertinência da Especialização em Educação Inclusiva é transversal aos professores, psicólogos, membros do conselho pedagógico, diretores, pais e outros intervenientes no âmbito escolar, pois proporciona formação atualizada sobre a operacionalização em sala de aula dos princípios da educação inclusiva (todas as crianças e alunos com acesso e participação, de modo pleno e efetivo, aos mesmos contextos educativos), bem como do processo de implementação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão.
Especialização em Educação Inclusiva
O que dizem os nossos Formandos
Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente
na aprendizagem e
na valorização
pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir
esse objetivo.
Curso de Especialização em Educação Inclusiva
Sandra Isabel Tavares da Silva
"Agradeço a disponibilidade e o profissionalismo da Formadora."
Nádia Palhinha
"Obrigada pela experiência, aprendizagem e oportunidade que me foi dada"
Patrícia Guerra
"A realização desta Formação no meu percurso profissional foi muito importante, porque deu-me ferramentas essenciais para trabalhar com crianças que são portadoras de NEE. Durante a formação fui muito bem acompanhada pela professora e não tive qualquer tipo de problema nem nunca me senti "perdida" ao longo do curso, um vez que apesar de ser uma formação à distancia, estamos sempre acompanhados pela professora e não há tempo para acumular dúvidas. Adorei a formação e foi sem duvida um bom investimento no meu futuro profissional."
Elisabete Fernandes
"Formadora excecional e Exímia. Muitos Parabéns e Muitíssimo Obrigado."
Cláudia Loureiro
"Além da competência, destaco a disponibilidade, a simpatia e a capacidade de contribuir para o desenvolvimento de pessoas."
Cristina Araújo
"Agradeço a vossa disponibilidade e toda a ajuda que me foi proporcionada, nomeadamente da formadora, que sempre foi muito prestável e esclarecedora. Foi um prazer fazer esta formação convosco: informação clara e objetiva, conteúdos muito bem apresentados e esclarecedores, documentação de suporte muito adequada e uma excelente orientação. Foi uma aquisição valiosíssima de competências para a melhoria da minha prestação como docente."
Cristina Salvador
"Fiz um dos cursos da Cognos e fui muito bem apoiada. Os materiais são claros e muito apropriados aos conteúdos. Fui muito bem esclarecida nas minhas dúvidas e as respostas às minhas solicitações foram sempre rápidas e muito positivas."
Ruben Reis
"Foi com enorme prazer que fiz aqui uma Formação Avançada Pós-Universitária em Educação Inclusiva... Adorei... desde a competência, os formadores e o profissionalismo..... aliados à excelente relação humana com toda a estrutura da Cognos. A minha experiência foi fantástica, melhores coisas não poderia ter vivenciado. Surpresa bastante positiva. "
Carlos Manuel da Rocha Martins
"Foi um curso excelente. Obrigado à formadora e a todos os que fazem parte da equipa da COGNOS. Parabéns! "
Anabela Aleixo Cabelo Ramos
"Adorei esta nova aprendizagem, o profissionalismo da formadora e a sua amabilidade. Parabéns!"
Ana Patrícia Malheiro Cardoso Alves Moreira
"Um agradecimento sincero para a formadora, pela excelente formação, de valor inquestionável para o conhecimento dos formandos da área da educação, bem como pelo profissionalismo e disponibilidade ao longo de todo o curso. "
Fernanda Ferreira Mestre Baía
"Parabéns a toda a equipa da COGNOS. "
Carla do Rosário Fátima Marques Cipriano
"Na formação realizada sempre me senti acolhida pelos formadores."
Ana Filipa Rosas Vieira da Silva
"Excelente Serviço Profissional e acompanhamento constante"