Curso de Especialização em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes
Possibilidade de pagamento faseado.
- 4 meses (200h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 27 de novembro de 2024
Informações Adicionais
Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado), Psicopedagogos, Terapeutas ocupacionais, entre outros.
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
- Realizar a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento psicomotor, das capacidades cognitivas, da maturidade afetiva/emocional e da autonomia da criança;
- Utilizar técnicas específicas para as faixas etárias da adolescência, com o objetivo de um maior conhecimento pessoal e melhor adaptação às situações quotidianas;
- Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;
- Reconhecer a especificidade de algumas populações especiais de crianças ou jovens;
- Planear uma avaliação de funcionalidade, de diagnóstico e de preparação para a intervenção;
- Selecionar instrumentos de avaliação adequados aos objetivos definidos no plano de avaliação e à especificidade da população/criança/jovem.
Certificado
Equipa Formativa
Plano Curricular
- O que é a avaliação psicológica
- Dificuldades da avaliação psicológica na adolescência
- Críticas ao método dos testes
- Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
- Antecedentes históricos
- Os testes como método de avaliação psicológica
- Instrumentos na avaliação psicológica
- A entrevista
- Observação
- Testes psicológicos
- Avaliação Psicológica e Relatórios de Avaliação Psicológica
- Elaboração de Relatórios de Avaliação Psicológica
- Relatórios de Avaliação Psicológica na Prática
- Modelos de Incapacidade
- Modelo Médico
- Modelo Sociomédico
- Modelo Biopsicossocial
- Abordagens de Classificação
- Classificação da Funcionalidade
- CIF - Características globais
- CIF – Rede concetual
- CIF - Fundamentação
- CIF – Estrutura e componentes
- CIF – Codificação
- CIF – Contextos de aplicação
- CIF - Análise Crítica
- Classificação e etiologia das psicopatologias
- Avaliação e Diagnóstico
- O consentimento e a confidencialidade na intervenção com crianças e adolescentes
- Métodos e instrumentos de avaliação da psicopatologia de crianças e adolescentes
- Integração da informação e formulação do diagnóstico
- Perturbações Psicológicas mais significativas das crianças e dos adolescentes
- Perturbações da primeira infância
- Perturbações de Eliminação
- Perturbações de Alimentação
- Perturbações da ansiedade e do humor nas crianças e nos adolescentes
- Transtorno da Ansiedade de Separação
- Transtorno de Ansiedade Generalizada
- Transtorno de Ansiedade Social /Fobia Social
- Depressão Infantil
- Transtorno distímico
- Perturbações disruptivas do comportamento e de défice da atenção nas crianças e nos adolescentes
- Perturbação Oposicional Desafiante (ODD)
- Perturbação de Conduta (CD)
- Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA)
- Perturbações específicas da alimentação nas crianças e nos adolescentes
- Anorexia
- Bulimia
- Transtorno de compulsão alimentar periódico (TCAP)
- Perturbações globais do desenvolvimento
- Síndrome de Rett
- Perturbação Desintegrativa da 2ª Infância
- Perturbação de Asperger
- Objetivos da psicoterapia infantil
- O psicoterapeuta infantil – perfil
- Obstáculos e dificuldades no exercício profissional
- A relação da psicoterapia infantil com os pais da criança
- A ludoterapia
- A ludoterapia aplicada a diversos contextos
- Sala de ludoterapia
- Técnicas de ludoterapia
- Adolescência e desenvolvimento
- Desenvolvimento biológico e físico na adolescência
- Desenvolvimento cognitivo na adolescência
- Desenvolvimento da personalidade na adolescência
- Auto-conceito e auto-estima
- Identidade e desenvolvimento
- Contributos de Erikson e Marcia
- Desenvolvimento social na adolescência
- Contextos de socialização
- Família e estilos parentais
- Papel do grupo de pares
- Influência da cultura
- Desenvolvimento psicossexual na adolescência
- Alguns problemas no desenvolvimento psicossexual
- Elaboração de um projeto no âmbito da Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.