Curso de Especialização em Avaliação Psicológica no Âmbito da Educação Inclusiva/ NEE
Possibilidade de pagamento faseado.
- 5 meses (230h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 27 de novembro de 2024
Informações Adicionais
Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura. Psicólogos (formação pré-bolonha ou formação pós-bolonha com frequência de Mestrado).
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
- Compreender o papel e a função do grupo de profissionais que intervêm na organização das respostas educativas no âmbito da educação inclusiva e necessidades educativas especiais, tais como o Serviço de Psicologia e restantes Profissionais de Serviços Internos/Externos à Escola, bem como pais e encarregados de educação;
- Identificar problemáticas que conduzem à educação inclusiva e problemáticas que configuram outras necessidades educativas;
- Dominar técnicas e instrumentos que permitam avaliar e intervir no âmbito da Educação Inclusiva/NEE;
- Reconhecer a utilidade e fundamentação de um instrumento como a CIF e o DSM-5;
- Desenvolver competências de investigação na área da educação inclusiva/educação especial, visando uma atitude de atualização e reflexão constantes.
Certificado
Equipa Formativa
Plano Curricular
- Sequência cronológica da educação especial e educação inclusiva a nível mundial e em Portugal
- Legislação Regulamentar em Portugal – análise da diversa legislação
- Decreto – Lei nº 54/2018 de 6 de julho e Decreto-Lei nº55/2018 de 6 de julho
- Objetivos da educação inclusiva: ideias – chave e princípios orientadores
- Educação inclusiva vs Educação especial
- Noção de deficiência: Da segregação à inclusão
- Modelo Ecológico; Modelo Biopsicossocial
- Promoção da igualdade de oportunidades e o direito à diferença
- Novas Tendências na Educação Inclusiva – modelos teóricos de enquadramento
- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: princípios, visão, valores
- Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: áreas de competências
- Práticas pedagógicas e didáticas
- Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
- Constituição da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva – elementos permanentes e variáveis
- Competências da Equipa multidisciplinar de apoio à educação inclusiva
- O que é a avaliação psicológica?
- Entrevista com a criança: particularidades
- Preparar o contexto
- Receber a criança
- Estratégias de comunicação não-verbal
- Comunicação direta com a criança
- Exame físico da criança
- Recapitulando
- Entrevista com o adolescente: particularidades
- Administração de testes psicológicos
- Críticas ao método dos testes
- Vantagens do uso de testes psicológicos
- Testes psicológicos mais usados no âmbito das NEE
- Diferenças entre avaliação psicológica e avaliação psiquiátrica
- Instrumentos de Avaliação Psicológica
- As Funções executivas
- Funções executivas – enquadramento teórico
- Funções executivas – modelos
- Funções executivas – anatomia
- Principais funções cognitivas
- Alterações das funções executivas: crianças e adolescentes
- Funções Executivas – avaliação
- Perturbações do Desenvolvimento vs Dificuldades de Aprendizagem e Avaliação
- Perturbações Globais do Desenvolvimento
- Dificuldades de Aprendizagem: conceito
- Dificuldades de Aprendizagem: etiologia
- Caracterização dos indivíduos com DA e avaliação
- Instrumentos na avaliação psicológica
- A entrevista
- Observação
- Testes psicológicos
- Instrumentos avaliação no âmbito das NEE/Educação Inclusiva, entre outros
- Instrumentos de Avaliação Psicológica Estudados em Portugal no domínio da Orientação e Aconselhamento Educacional
- Instrumentos de Avaliação Educacional
- Instrumentos de Avaliação da Organização Escolar e Profissional
- Instrumentos de Avaliação de Aptidões
- Instrumentos de Avaliação do Desenvolvimento
- Instrumentos de Avaliação da Inteligência
- Instrumentos de Avaliação da Personalidade
- Conceito e respetiva evolução
- Intervenção Precoce: o que é?
- Serviços de Intervenção Precoce em Portugal: breve abordagem
- Decreto – Lei nº 281/2009 e o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI)
- Educação Precoce VS Educação Especial/Educação Inclusiva
- Intervenção Precoce: da abordagem centrada na criança à abordagem centrada na família
- Ciclo de intervenção
- Escalas/modelos usados na avaliação/intervenção
- Evolução Histórica da CIF
- Estrutura, Organização e Funcionamento da CIF
- Análise, classificação, apresentação e discussão de casos, por referência à CIF
- Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão: princípios
- Medidas Universais
- Medidas Seletivas
- Medidas Adicionais
- Sistema integrado e multinível de medidas de suporte
- O que diz a legislação – artigo nº7 D.L nº54/2018
- Relatório Técnico- Pedagógico: em que consiste, ações e prazos
- Relatório Técnico- Pedagógico: elementos a incluir
- Programa Educativo Individual (PEI): em que consiste e o que deve considerar/integrar
- Plano de Saúde Individual
- Plano Individual de Transição (PIT) : em que consiste e o que deve considerar
- Processo de Implementação das Medidas de Suporte à Aprendizagem e à Inclusão
- Estruturas - Recursos Humanos; Recursos Organizacionais e Recursos Específicos
- Equipa Multidisciplinar; Centros de Apoio à Aprendizagem, Escolas de Referência
- Centros de Recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (CRTIC)
- Centros de Recursos para a Inclusão (CRI)
- Elaboração de um projeto no âmbito da Educação Inclusiva/NEE, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação.