Política de Cookies

Ao aceitar a política de cookies da Cognos, deverá ter em consideração que a utilização de cookies possibilita a personalização da utilização e apresentação de serviços e ofertas adaptadas ao seu interesse. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Procuro o curso de…
Curso de Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica da Formação

Curso de Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica da Formação


Preço: 590,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 4 meses (200h)
Email:
email cognos
Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 27 de novembro de 2024

O curso certo para o cumprimento dos requisitos DGERT para Gestores de Formação e Coordenadores Pedagógicos

A certificação de entidades formadoras pela DGERT- Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, decorrente da regulamentação que tem por base a Portaria nº 851/2010, de 6 de setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, 26 de junho, determinou a obrigatoriedade destas entidades terem nos seus quadros internos, gestores de formação com pelo menos 150 horas de formação neste domínio. Neste âmbito, esta Especialização pretende preparar os potenciais interessados para o cumprimento integral dos requisitos legais necessários para o desempenho das funções na área de Gestão da Formação e Coordenação Pedagógica.

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura.

Diretores e técnicos de formação, consultores, coordenadores, formadores e gestores de recursos humanos que pretendam adquirir competências na área da gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos e, outros profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação, titulares do grau de Licenciatura, Mestrado, Doutoramento, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização.


Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão adquirir competências base que lhes permitam ficar habilitados a exercer a função de Gestor de Formação ou de Coordenador Pedagógico, numa entidade formativa, estando aptos para a gestão de todas as fases do processo formativo, garantindo a qualidade dos produtos formativos desenvolvidos.

Objetivos Específicos


- Compreender os princípios de gestão e coordenação pedagógica de atividades e projetos formativos;

- Conhecer o contexto normativo em que se insere a formação profissional;

- Planear, conceber, executar, gerir e avaliar programas e ações formativas, tendo como base o estudo de diagnóstico e levantamento de necessidades formativas;

- Conhecer o processo de certificação de entidades formativas;

- Conhecer as plataformas tecnológicas de gestão e organização da formação;

- Compreender as diferentes tipologias de formação à distância e respetivos ambientes virtuais de aprendizagem;

- Reconhecer a importância das auditorias e implementação de melhorias contínuas no sistema de gestão da formação.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

Gestão da Formação e Coordenação Pedagógica - 2 Funções essenciais na formação

Saiba tudo sobre a Gestão eficaz, o planeamento, a certificação pela DGERT de entidades de formação, os regulamentos e orientações a seguir relativamente à formação em e-learning, os processos de auditorias e, realize um projeto final que irá ser extremamente útil em contexto real de trabalho

Plano Curricular


  • Legislação de Enquadramento da Formação Profissional
  • Conceito de Formação Profissional
  • Introdução ao Sistema de Formação Profissional
  • Sistema Nacional de Qualificações

  • Recursos Humanos na formação
  • Funções fundamentais na equipa
  • Gestor de Formação e suas funções
    • Requisitos contratuais do Gestor de Formação
    • Requisitos para o exercício/admissão da função de Gestor de Formação
  • Coordenador Pedagógico e suas funções
    • Requisitos contratuais do Coordenador de Formação
    • Requisitos para o exercício/admissão da função de Coordenador Pedagógico
  • Formador e suas funções
  • Acumulação de funções

  • Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos alvo
  • Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação (definição de objetivos e conteúdos pedagógicos, recursos e condições de execução da formação)
  • Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas
  • Técnicas de utilização de equipamentos de formação
  • Técnicas de avaliação dos formandos
  • Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da formação.

  • Transição da acreditação para a certificação
  • Vantagens inerentes à certificação pela DGERT
  • Requisitos prévios de qualidade
  • Principais obrigações de uma entidade certificada
  • Características do processo de certificação
    • Inicial
    • Manutenção
    • Alargamento
  • Organização do processo de certificação à DGERT

  • Plataformas de apoio à gestão da formação
    • Moodle
    • SIGO
    • Passaporte Qualifica
    • SIIFSE
  • Formação à Distância
    • Definição
    • Papel da Tecnologia
    • Características
    • Vantagens e Desvantagens
  • Modalidades de Formação à Distância
    • E-learning
    • B-learning
  • Ambientes de apoio à Aprendizagem e Plataformas de Apoio à Aprendizagem
    • Comunicação Online
    • Papel do Formador

  • Auditorias: Conceitos e Terminologia
  • Recursos Humanos
  • Princípios de uma Auditoria Eficaz
  • Tipos de Auditorias
  • Âmbito das Auditorias de formação
  • Critérios de Auditorias
  • Fontes de Informação
  • Métodos de Auditoria
  • Técnicas de auditoria
  • O Programa da Auditoria
  • Objetivos da Auditoria
  • Processo de Auditoria
  • Atividades de Auditoria
  • Melhoria do Processo de Formação
  • Norma NP 4512:2012

  • Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão e Coordenação Pedagógica da Formação, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação Profissional

Escolha a escola com mais experiência

Temos anos de experiência nesta área

Estamos prontos para partilhar essa experiência consigo!

Escolha a escola com mais experiência

O que dizem os nossos Formandos

Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente na aprendizagem e
na valorização pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir esse objetivo.



Curso de Especialização em Gestão e Coordenação Pedagógica da Formação

Outros cursos na área de ADMINISTRAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO

anterior
próximo