Curso de Especialização em Gestão de Centros e Serviços Sociais
Possibilidade de pagamento faseado.
- 5 meses (260h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 29 de janeiro de 2025
Pessoas a ajudarem pessoas: a Gestão de IPSS, Lar, Centro de dia, Centro de apoio a crianças e jovens e outras Instituições de Serviços Sociais
A Especialização em Gestão de Centros e Serviços Sociais da Cognos é uma oportunidade ímpar para profissionais que desejam destacar-se na área da gestão social. Este curso destina-se a indivíduos comprometidos com a melhoria da qualidade de vida das comunidades e que pretendem melhorar as suas competências de liderança e gestão em organizações do setor social.
Este curso em Gestão de IPSS da Cognos é a ferramenta certa para assumir cargos de liderança em IPSS, melhorar as suas competências de gestão e contribuir para o sucesso das organizações sociais em Portugal
Informações Adicionais
Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura.
Habilitações superiores nas áreas das Ciências Sociais e Humanas e nas áreas da Gestão. Finalistas de Doutoramento, de Mestrado, de Licenciatura, de MBA, de Pós-Graduação ou de Especialização nas áreas indicadas. Outros Licenciados interessados que pretendam investir profissionalmente no sector das instituições sociais.
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
- Demonstrar competências pessoais e conhecimentos técnicos que servirão para a atuação junto de instituições sociais;
- Conhecer os principais programas de apoio nacionais e comunitários no âmbito social;
- Compreender os princípios de gestão e direção de instituições sociais;
- Conhecer o contexto normativo em que se inserem os serviços sociais;
- Adquirir competências ao nível da gestão de recursos humanos;
- Conhecer o processo de implementação de um sistema de higiene, saúde e segurança;
- Conhecer o processo de implementação de um sistema de qualidade;
- Aplicar técnicas de marketing úteis para potenciar as atividades desenvolvidas pelas instituições sociais;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do curso
Certificado
Equipa Formativa
Desenvolva competências profissionais numa área em rápida expansão
As ofertas de emprego nesta área são vastas, assim como as funções relacionadas: Consultoria, Gestão de IPSS, Direção Técnica de Lar, Especialista em apoio social, e outras atividades de âmbito social que, em conjunto com a sua formação académica de base irá poder desempenhar.
Com este curso irá:
- Liderar projetos inovadores que tenham impacto positivo na vida das pessoas
- Implementar soluções eficazes para os desafios enfrentados pelas IPSS
- Defender os direitos e interesses das pessoas que as IPSS servem
- Contribuir para a construção de um futuro mais justo e equitativo para todos em Portugal.
Plano Curricular
- Terceiro Setor – um conceito e uma problemática
- A Emergência das iniciativas e experiências revolucionárias no século XIX
- A Institucionalização das organizações em ramos jurídicos distintos, na viragem para o século XX
- O período de sinergia entre Estado e Mercado e a instrumentalização das organizações
- A renovação das organizações do Terceiro Setor nos últimos 30 anos e a configuração heterogénea e difusa na viragem para o século XXI
- Características e Desafios do Terceiro Setor
- A Economia social e solidária
- O setor das organizações não lucrativas ou voluntárias
- Considerações sobre a Inclusão Social
- O Desenvolvimento Local como nova abordagem estratégica para o Crescimento, Competitividade e Emprego
- A Evolução do debate nacional nas suas componentes política, económica e social
- Competências institucionais de intervenção: União Europeia, Estados Membros, Regiões e Autarquias, Empresas e Associações
- Características dominantes das iniciativas/programas
- O papel do CES
- Gestão de Recursos Humanos
- Passado e presente da Gestão de Recursos Humanos
- Caracterização dos Recursos Humanos
- Os riscos que rodeiam o posto de trabalho
- Riscos físicos
- Riscos químicos
- Riscos biológicos
- Os riscos ergonómicos
- Avaliação de riscos
- Elementos chave de uma avaliação de riscos
- Registar a Avaliação
- Métodos de Avaliações de Risco
- Acidente de Trabalho
- Doença profissional
- Prevenção das doenças profissionais
- Introdução à qualidade
- Objetivos e princípios básicos da qualidade
- Eficiência/ Eficácia na resposta às necessidades do cliente. Satisfação das pessoas na organização
- Os custos da não qualidade
- A implementação da Qualidade - Sistemas de Qualidade. Manual da Qualidade e documentação de apoio
- Motivação para a qualidade
- A melhoria contínua
- Formação e informação
- Educação contínua e desenvolvimento da qualidade
- Clarificar o papel dos colaboradores sobre:
- Procedimentos
- Reclamações/sugestões
- Impressos
- Satisfação do cliente
- O papel do profissional na avaliação da qualidade e melhoria contínua
- Monitorização/ medição dos processos
- Monitorização/ medição da qualidade do produto/ serviço
- Melhoria contínua: Ações corretivas e preventivas, controlo/ auditoria interna
- Características do Grupo Humano "Organização"
- Algumas abordagens sociológicas das Organizações
- Modelos tradicionais de Gestão
- A Administração Científica
- Novos Modelos de Gestão
- Modelo Japonês
- Modelo Just-in-Time / Toyota
- Modelo de Administração Participativa
- Modelo de Administração Empreendedora
- Modelo de Administração Holística
- Modelos Emergentes
- Empresa virtual
- Modelo Quântico
- Marketing vs Publicidade: Qual é a diferença
- Definição de Publicidade
- Definição de Marketing
- Criar uma imagem corporativa
- Equidade da marca
- Os benefícios de uma marca
- Criação de uma campanha de Publicidade
- Retargeting
- O que é o Retargeting
- Potencial no Retargeting
- Criação de um Logo
- O que atrai os clientes
- O poder do logo marca
- Características de uma estratégia de Branding sólida
- Responsabilidade
- Coerência
- Personalidade da logo marca
- Marketing: A diferença entre comprar e vender
- Marketing estratégico
- O marketing de produtos vs a gestão de produtos
- Gestão do Produto
- Marketing do Produto
- Porque é o planeamento de marketing essencial
- Dicas para traçar um plano de marketing
- Implementar o plano de marketing
- Marketing Mix
- O que é marketing mix
- Os quatro principais domínios do marketing mix
- Os quatro C’s no marketing mix
- Benefício da otimização do marketing mix para um melhor retorno financeiro
- Como selecionar o melhor marketing mix, os prós, os contras, e dicas para divulgar uma empresa
- Marketing Social
- Os 8 Componentes essenciais do social marketing
- Web Marketing
- Estratégias de Marketing Online para uma empresa ser bem sucedida
- Tendências do Marketing na Internet
- Marketing Político
- Vantagens e desvantagens do Marketing na Internet
- Digital Marketing
- Existem duas formas de digital marketing, com as respetivas vantagens e desvantagens
- Digital Marketing e Multi-Channel Communications (vários canais de comunicação)
- Lista dos 30 termos mais usados no marketing digital
- O que fazer se a sua campanha de marketing falhar
- Ferramentas de Marketing para negócios baseados em Casa
- Seguidamente, abordaremos dez maneiras possíveis de ‘publicitar’ o seu negócio, sem despender de muito dinheiro
- Software de email marketing para envio das campanhas de email
- Como enviar o email marketing
- Como definir o orçamento de Publicidade
- Importância da Comunicação nos Negócios
- Comunicação em Marketing
- Trade Marketing
- Métodos de Trade Marketing
- O Trade Marketing permite realizar as seguintes tarefas
- Direitos Humanos, Igualdade e Cidadania
- Importância e dimensões da cidadania
- Políticas Sociais
- Respostas sociais, Apoios sociais e Programas
- Legislação Social
- Evolução do sistema de Segurança Social
- Lei de Bases da Segurança Social
- Legislação social (relevante) recente
- Introdução
- O Direito e a atividade empresarial
- Os diversos ramos do Direito com implicações nas empresas
- O Direito do Trabalho para Empresas
- Direito do trabalho
- Conceito e fontes
- O Contrato de Trabalho
- Noção e elementos essenciais
- A retribuição
- Os sujeitos
- Forma
- Período experimental
- Contrato de trabalho a termo
- O Tempo de Trabalho
- Tempo de trabalho e período normal de trabalho
- Períodos de descanso
- Os Feriados, as Férias e as Faltas
- Regime dos feriados
- Regime das férias
- Noção, tipos e efeitos das faltas
- Cessação do Contrato de Trabalho
- Caducidade
- Revogação
- Denúncia durante o período experimental
- Despedimento com justa causa “subjetiva”
- Despedimento coletivo
- Despedimento por extinção do posto de trabalho
- Despedimento por inadaptação do trabalhador
- Denúncia unilateral, resolução e abandono do trabalho
• Elaboração de um projeto no âmbito da Gestão de Centros e Serviços Sociais, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação Profissional
Porquê realizar a Especialização em Gestão de Centros e Serviços Sociais?
A realização da Especialização em Gestão de Centros e Serviços Sociais é altamente valorizada pelos empregadores do setor. A formação especializada e a expertise adquirida diferenciam os profissionais como líderes qualificados e preparados, abrindo portas para novas oportunidades de emprego, promoções e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol do bem social.
Porquê realizar a Especialização em Gestão de Centros e Serviços Sociais?
O que dizem os nossos Formandos
Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente
na aprendizagem e
na valorização
pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir
esse objetivo.
Curso de Especialização em Gestão de Centros e Serviços Sociais
Marília Dias
"Gostei bastante do curso, penso que abordaram questões importantes e pertinentes para aplicação prática. Estão de parabéns. Gostei dos temas abordados e, na minha perspectiva, muito bem explorados. No global, percepcionei a vossa Formação, assim como a vossa instituição, muito bem organizada e sempre disponível. Irei, certamente, voltar a recorrer dos vossos serviços. Obrigada pelas aprendizagens"
Bruno Tavares
"Foi uma satisfação muito grande poder ter realizado esta Formação na vossa empresa. Foi um desafio interessante, agradeço a toda a vossa equipa a disponibilidade que tem tido para comigo. Conhecendo a realidade de algumas empresas, a vossa está muita bem classificada. Para mim nota 20"
Joana Evangelista
"Gostaria de agradecer toda a atenção e disponibilidade sempre demonstrada. Foi uma grande aprendizagem para mim"
Ana Rodrigues
"Na minha opinião os formadores ao longo do curso foram sempre muito atenciosos e prestáveis no esclarecimento das dúvidas que foram surgindo"
Vinicius Couto
"Foi muito importante fazer parte da formação Cognos, excelente plataforma e feedback o tempo todo, muito interativo e conciliador."