Política de Cookies

Ao aceitar a política de cookies da Cognos, deverá ter em consideração que a utilização de cookies possibilita a personalização da utilização e apresentação de serviços e ofertas adaptadas ao seu interesse. Pode alterar as suas definições de cookies a qualquer altura.

Procuro o curso de…
Curso de Especialização em Psicomotricidade - Vertente Educacional

Curso de Especialização em Psicomotricidade - Vertente Educacional


Preço: 890,00 €
Possibilidade de pagamento faseado.
Duração:
  • 6 meses (360h)
Email:
email cognos
Formato / Calendarização:
  • E-learning: início imediato
    ou
    Presencial: 27 de novembro de 2024

Uma equipa interdisciplinar é aquela em que há colaboração de duas ou mais especialidades e campos de conhecimentos diferentes, de forma integrada e com um mesmo objetivo, numa mesma equipa para atendimento em diferentes locais (escolas, clínicas, centros de reabilitação, etc...).

Uma equipa transdisciplinar é aquela em que o trabalho conjunto, executado por diferentes profissionais, de especialidades diversas, procura uma nova forma de conhecimento, mais integrado, para além das disciplinas já conhecidas, para contemplar a necessidade daquele atendimento.

“A transdisciplinaridade supõe a possibilidade de não haver prevalência de uma única lógica, mas sim a integração dos saberes”

Informações Adicionais

Destinatários


Habilitações mínimas: Licenciatura.

Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Fisioterapia, Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profiláticos. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.


Objetivo Geral


No final deste curso, os formandos deverão adquirir conhecimentos no âmbito da psicomotricidade de forma a serem capazes de atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profiláticos, em equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares,  viabilizando a ampliação da sua inserção no mercado de trabalho.

Objetivos Específicos


- Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana e, especificamente, na sua aprendizagem escolar e ao longo da vida;

- Saber a importância da atuação de equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinar com integração de saberes;

- Identificar as desordens e distúrbios psicomotores;

- Definir estratégias de intervenção para os défices de leitura, escrita e matemática;

- Compreender um programa de psicomotricidade para pessoas com perturbações globais do desenvolvimento e perturbações de aprendizagem;

- Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do individuo;

- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.


Saídas Profissionais


Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais,  Centros de Reabilitação, Clínicas com respostas Interdisciplinares, Multidisciplinares e Transdisciplinares, Centros de Apoio Psicoterapêutico.


Certificado


Este curso enquadra-se na Formação Profissional Contínua. Irá obter, no final do curso, um Certificado de Formação Profissional emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a Portaria nº 474/2010, de 8 de julho, sendo para isso necessário atingir uma classificação final igual ou superior a 10,00 valores.

Equipa Formativa


Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.

Formadores com atividade profissional e formação superior em Reabilitação Psicomotora e Psicologia e cumulativamente Mestrados em diferentes áreas (Educação Especial -Intervenção Precoce, Educação Especial - domínio cognitivo e motor, Reabilitação Psicomotora), Pós-graduações em diversas áreas (Neurodesenvolvimento, Educação Especial) e frequência de Doutoramentos em Motricidade Humana.


Plano Curricular


  • A Psicomotricidade
  • Conceções de Motricidade e Reeducação Psicomotora
  • Wallon
  • Piaget
  • Freud e Psicanálise
  • Ajuriaguerra
  • Damásio
  • Fonseca
  • Teorias do desenvolvimento
  • Desenvolvimento e sinais de alerta no desenvolvimento
  • Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Psicomotor
  • Perturbações do Desenvolvimento e Perturbações Psicomotoras
  • Desenvolvimento Humano
    • Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
  • Princípios da Aprendizagem
    • Teoria Psicanalítica
    • Teoria Maturacionista
    • Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
    • Behaviorismo ou Teoria Comportamental
    • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
    • Teoria Sociocultural
    • Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
    • A contribuição de Wallon
  • Aspetos do Desenvolvimento
    • O período pré-natal
    • O período pós-natal
    • Fatores de risco e de oportunidade
  • A Intervenção Psicomotora
    • A importância do jogo
    • Conceito de período sensível
    • O papel do Psicomotricista
  • Deficiência e tipos de deficiência
    • Deficiência Intelectual
    • Deficiência Motora
    • Deficiência Visual
    • Deficiência Auditiva
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
  • Dificuldades de Aprendizagem
    • Dislexia
    • Disortografia
    • Disgrafia
    • Discalculia
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora para as Dificuldades de Aprendizagem
  • Perturbações de Desenvolvimento
    • Perturbações do Espectro do Autismo
    • Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção
    • Tiques
  • Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
  • Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
  • Enquadramento da avaliação psicomotora
  • Entrevista e observação psicomotora
  • Avaliação psicomotora
  • Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
  • Avaliações complementares à avaliação psicomotora
  • Conceito de estimulação precoce
  • Áreas de desenvolvimento
    • Desenvolvimento psicomotor
    • Desenvolvimento cognitivo
    • Desenvolvimento da linguagem
    • Desenvolvimento pessoal e social
  • Promoção do desenvolvimento da criança
    • Como estimular a criança no primeiro ano de vida
    • Como estimular a criança a partir do 2º ano de vida
  • Educação Psicomotora
  • Reeducação Psicomotora
  • Enquadramento da terapia psicomotora
  • Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
  • Terapia psicomotora na infância
  • Terapia psicomotora na idade adulta
  • Gerontopsicomotricidade
  • A Família
    • As práticas centradas na Família
    • A Intervenção Precoce em Portugal
    • A importância dos contextos naturais
    • A família como mediadora da aprendizagem
  • Fatores de risco e de proteção
    • Fatores de risco
    • Fatores de proteção
  • A avaliação
    • Etapas do processo de avaliação
    • Instrumentos a utilizar
  • O contacto com a família na intervenção psicomotora
  • Impacto da notícia de um diagnóstico
    • O processo de luto
    • Fontes de stress para as famílias
  • Quando o doente já é adulto
  • Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação

O que dizem os nossos Formandos

Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente na aprendizagem e
na valorização pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir esse objetivo.



Curso de Especialização em Psicomotricidade - Vertente Educacional

Outros cursos na área de SAÚDE

anterior
próximo

Livros Recomendados