Curso de Especialização em Psicomotricidade - Vertente Educacional
Possibilidade de pagamento faseado.
- 6 meses (360h)
-
E-learning: início imediato
ou
Presencial: 27 de novembro de 2024
Uma equipa interdisciplinar é aquela em que há colaboração de duas ou mais especialidades e campos de conhecimentos diferentes, de forma integrada e com um mesmo objetivo, numa mesma equipa para atendimento em diferentes locais (escolas, clínicas, centros de reabilitação, etc...).
Uma equipa transdisciplinar é aquela em que o trabalho conjunto, executado por diferentes profissionais, de especialidades diversas, procura uma nova forma de conhecimento, mais integrado, para além das disciplinas já conhecidas, para contemplar a necessidade daquele atendimento.
“A transdisciplinaridade supõe a possibilidade de não haver prevalência de uma única lógica, mas sim a integração dos saberes”
Informações Adicionais
Destinatários
Habilitações mínimas: Licenciatura.
Estudantes finalistas e profissionais das áreas da Psicologia Clínica, Fisioterapia, Reabilitação Psicomotora, Motricidade Humana, Terapia Ocupacional, Enfermagem, Psicopedagogia Curativa e Gerontologia que pretendam atuar em projetos educacionais, reeducativos, terapêuticos e profiláticos. Outros profissionais das áreas da saúde que pretendam adquirir conhecimentos na área da psicomotricidade.
Objetivo Geral
Objetivos Específicos
- Compreender, no geral, a importância da Psicomotricidade no desenvolvimento integral da pessoa humana e, especificamente, na sua aprendizagem escolar e ao longo da vida;
- Saber a importância da atuação de equipas interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinar com integração de saberes;
- Identificar as desordens e distúrbios psicomotores;
- Definir estratégias de intervenção para os défices de leitura, escrita e matemática;
- Compreender um programa de psicomotricidade para pessoas com perturbações globais do desenvolvimento e perturbações de aprendizagem;
- Atuar no âmbito preventivo, reeducativo, terapêutico e reabilitivo, em problemáticas de desenvolvimento e maturação psicomotora, de comportamento e de âmbito psico-afetivo, nas diferentes fases do ciclo do ciclo de vida do individuo;
- Interpretar e discutir bibliografia científica relevante para a área do Curso de Formação.
Saídas Profissionais
Instituições especializadas em deficiências e necessidades educativas especiais, Centros de Reabilitação, Clínicas com respostas Interdisciplinares, Multidisciplinares e Transdisciplinares, Centros de Apoio Psicoterapêutico.
Certificado
Equipa Formativa
Formadores Certificados Pedagogicamente pelo IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional) e com vasta experiência na área.
Formadores com atividade profissional e formação superior em Reabilitação Psicomotora e Psicologia e cumulativamente Mestrados em diferentes áreas (Educação Especial -Intervenção Precoce, Educação Especial - domínio cognitivo e motor, Reabilitação Psicomotora), Pós-graduações em diversas áreas (Neurodesenvolvimento, Educação Especial) e frequência de Doutoramentos em Motricidade Humana.
Plano Curricular
- A Psicomotricidade
- Conceções de Motricidade e Reeducação Psicomotora
- Wallon
- Piaget
- Freud e Psicanálise
- Ajuriaguerra
- Damásio
- Fonseca
- Teorias do desenvolvimento
- Desenvolvimento e sinais de alerta no desenvolvimento
- Desenvolvimento Infantil e Desenvolvimento Psicomotor
- Perturbações do Desenvolvimento e Perturbações Psicomotoras
- Desenvolvimento Humano
- Os 3 grandes debates sobre o desenvolvimento humano
- Princípios da Aprendizagem
- Teoria Psicanalítica
- Teoria Maturacionista
- Teoria do Desenvolvimento Psicossocial
- Behaviorismo ou Teoria Comportamental
- Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
- Teoria Sociocultural
- Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano
- A contribuição de Wallon
- Aspetos do Desenvolvimento
- O período pré-natal
- O período pós-natal
- Fatores de risco e de oportunidade
- A Intervenção Psicomotora
- A importância do jogo
- Conceito de período sensível
- O papel do Psicomotricista
- Deficiência e tipos de deficiência
- Deficiência Intelectual
- Deficiência Motora
- Deficiência Visual
- Deficiência Auditiva
- Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
- Benefícios da Intervenção Psicomotora na Deficiência Intelectual e na Deficiência Motora
- Dificuldades de Aprendizagem
- Dislexia
- Disortografia
- Disgrafia
- Discalculia
- Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
- Benefícios da Intervenção Psicomotora para as Dificuldades de Aprendizagem
- Perturbações de Desenvolvimento
- Perturbações do Espectro do Autismo
- Perturbações da Hiperatividade e Défice de Atenção
- Tiques
- Psicomotricidade e Intervenção Psicomotora
- Benefícios da Intervenção Psicomotora na PHDA e na PEA
- Enquadramento da avaliação psicomotora
- Entrevista e observação psicomotora
- Avaliação psicomotora
- Alguns instrumentos de avaliação de competências psicomotoras
- Avaliações complementares à avaliação psicomotora
- Conceito de estimulação precoce
- Áreas de desenvolvimento
- Desenvolvimento psicomotor
- Desenvolvimento cognitivo
- Desenvolvimento da linguagem
- Desenvolvimento pessoal e social
- Promoção do desenvolvimento da criança
- Como estimular a criança no primeiro ano de vida
- Como estimular a criança a partir do 2º ano de vida
- Educação Psicomotora
- Reeducação Psicomotora
- Enquadramento da terapia psicomotora
- Técnicas de terapia e reabilitação psicomotora
- Terapia psicomotora na infância
- Terapia psicomotora na idade adulta
- Gerontopsicomotricidade
- A Família
- As práticas centradas na Família
- A Intervenção Precoce em Portugal
- A importância dos contextos naturais
- A família como mediadora da aprendizagem
- Fatores de risco e de proteção
- Fatores de risco
- Fatores de proteção
- A avaliação
- Etapas do processo de avaliação
- Instrumentos a utilizar
- O contacto com a família na intervenção psicomotora
- Impacto da notícia de um diagnóstico
- O processo de luto
- Fontes de stress para as famílias
- Quando o doente já é adulto
- Elaboração de um projeto no âmbito da Psicomotricidade, tendo em conta os conteúdos temáticos abordados ao longo das unidades modulares do Curso de Formação
O que dizem os nossos Formandos
Conheça os testemunhos de quem aposta frequentemente
na aprendizagem e
na valorização
pessoal e profissional, confiando na Cognos para atingir
esse objetivo.
Curso de Especialização em Psicomotricidade - Vertente Educacional
Sofia Cortez Pinto de Jesus
"Satisfeita com o curso, tive uma dificuldade na minha gestão de tempo, porém tive a sorte de me ser proposto um prolongamento e dos formadores, terem sempre colaborado no sentido de me ajudarem a dar continuidade ao processo formativo! Não poderia estar mais agradecida!"
Joana Matos
"Muito obrigada COGNOS, por toda a disponibilidade dispensada ao longo de toda a formação e pela felicitação! Um enriquecimento pessoal e profissional que jamais me arrependo de ter feito! Felicito-vos pelo excelente trabalho enquanto entidade formadora! "
Paulo Jorge Lopes Couto
"Excelente formadora. Está de parabéns. A sua ajuda e disponibilidade foram insuperáveis! "