10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos
No dia 10 de dezembro celebra-se
o Dia Internacional dos Direitos Humanos, uma data que nos convida a
refletir sobre a igualdade, a liberdade e a dignidade de todos os seres
humanos.
"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em
dignidade e direitos."
– Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Porquê 10 de dezembro?
Foi neste dia, em 1948, que a
Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos
Direitos Humanos. Este documento pioneiro estabelece 30 artigos que
promovem valores como a dignidade, a liberdade e a igualdade para todas as
pessoas, independentemente de raça, gênero, religião ou qualquer outra
característica. Curiosamente, a Declaração está traduzida em mais de 500
línguas, tornando-se o documento mais traduzido do mundo!
Sabia que...
1. Portugal e os Direitos Humanos - Portugal só aderiu plenamente à Declaração Universal dos Direitos Humanos após a Revolução dos Cravos, em 1974. Foi com o fim do regime ditatorial que os direitos e liberdades começaram a ser garantidos no país.
2. O impacto de Eleanor Roosevelt - A ex-primeira-dama dos EUA, Eleanor Roosevelt, desempenhou um papel fundamental na criação da Declaração Universal. Chamava-lhe "o documento mais importante da sua vida".
3. Prémios inspirados nos Direitos Humanos - Desde 1968, as Nações Unidas entregam o Prémio das Nações Unidas em Direitos Humanos a pessoas ou organizações que lutam pela proteção dos direitos humanos. Já o Nobel da Paz, muitas vezes, é atribuído a quem defende esses valores.
4. Um tratado... espacial! - A ONU não só defende os direitos humanos na Terra, como também assegura que o espaço sideral seja partilhado de forma pacífica e equitativa. O Tratado do Espaço Exterior, assinado em 1967, proíbe a utilização do espaço para fins militares.
5. Direitos Humanos no espaço - Em 1979, os direitos humanos foram estendidos para além do nosso planeta, quando a ONU adotou o Tratado da Lua, garantindo que o espaço sideral seria "domínio de toda a humanidade".
- Neste dia, somos convidados a lembrar que os direitos humanos são universais, mas ainda enfrentam desafios em todo o mundo.
- O que cada um de nós pode fazer para promover a
justiça, igualdade e dignidade para todos?
O compromisso com os direitos
humanos começa com a educação, e juntos podemos fazer a diferença.
Na Cognos Formação, celebramos o Dia Internacional dos Direitos Humanos com a certeza de que cada curso é um passo rumo a um mundo mais igualitário. Para saber mais sobre os nossos cursos de formação, visite o nosso site ou entre em contacto connosco.